E aí?! Março chegou e estamos no feriado de Carnaval que está com tudo, hein?! Mas, tenho notado que um dos post que mais cresceu aqui no blog foi falando sobre: As três razões para criar um blog para o seu negócio💼. E então, resolvi aprofundar estas razões aqui no blog explicando com mais detalhes.
Neste artigo, eu trouxe minha experiência sobre os principais motivos que você deve criar um blog para sua empresa ou até mesmo projeto pessoal.
Volto a dizer que alguns anos atrás, os blogs eram utilizado somente para diário virtual. Mas, mesmo como diários virtuais os blogs geravam muito conteúdos para o Google. Foi aí que as empresas notaram um espaço ótimo por conter indicações. Desde dicas d: como “limpar a casa, até mesmo, como criar uma empresa do zero.”
Como os diários virtuais ensinavam muitas coisas, as pessoas e as marcas foram percebendo que a forma mais correta de chegar ao cliente é gerando experiências de valor. Elaborando conteúdos que de fato agregam na vida das pessoas. Se eu quero saber como fazer uma receita, eu vou buscar no google e vou encontrar.
Desta forma, os blogs revolucionaram o Marketing e as estratégias de atingir os clientes muraram totalmente! Basicamente hoje é o cliente que vai até o produto/marca/ empresa e não mais ao contrário. É claro que vemos inúmeras formas das empresas aparecerem como sugestões, mas aí se trata de remarketing e pretendo em outros posts falar mais sobre isso.
Quero informar a importância do blog mesmo que seja para sua empresa, negócio, ou até mesmo projeto pessoal (como o meu Guria Chique).
1) É uma forma de ser encontrado na internet de forma totalmente gratuita e gera aprendizado 🔎📑
Escrever posts sobre o que você domina, gerar conteúdos informativos que para você pode parecer ser fácil. Isso pode ajudar muitas pessoas a encontrarem as informações que estão procurando.
ANOTE UM SEGREDINHO 🎁 – COMO SER RELEVANTE:
O Google mesmo mostrou aos usuários que pesquisam na internet estão divididos em grupos categorizados pelos “micro-momentos”. Quando os usuários pesquisam, eles demonstram uma intenção que revelam o quão distantes eles estão de uma decisão de compra. Basicamente o que isso nos mostra uma metodologia a seguir. São os principais métodos de contribuir na internet, ou seja, que tipo de conteúdo devemos criar.
Elaborar conteúdos que as pessoas realmente aprendam, onde irem, como fazerem ou como comprarem. É uma forma gratuita de colaborar e ao mesmo tempo você recebe o reconhecimento por isso.
Se você manter a consistência e postar conteúdos com frequência, com certeza fará com que a sua empresa ou o seu projeto tenha muito mais páginas indexadas no Google do que um site qualquer.
Esse é um ponto pouco valorizado, mas de extrema importância. Escrever um blog é uma responsabilidade que força você a estar sempre atento com o que acontece na sua indústria.
Além disso, o fato de ter que escrever faz com que você, que já estudou e experimentou bastante e tem diversas opiniões e argumentos na cabeça, organize bem esse conhecimento e consiga absorver o que é mais importante.
2) É para sempre ❤
Quando você consegue manter seu blog atualizado, você sempre estará enviando conteúdo novo ao google. Mesmo os conteúdos antigos continuam indexados e gerando tráfegos orgânicos de valor.
O que é algo totalmente diferente de uma propaganda de televisão por exemplo. Pode ter certeza que de apenas um banner em um blog externo cheio de trafego diário traz mais resultado do que um folheto entregue na rua ou num semáforo.
Agora se você não quiser mais pagar para aparecer numa propaganda de um rádio/ jornal ou qualquer outro veículo de comunicação, com toda certeza você não poderá mais fazer o seu “jabá” nestes meios de comunicação. O que difere totalmente do seu blog porque mesmo se você deixar de criar postagens novas, aqueles posts antigos que contribuíram continuarão te trazendo visitas.
Por isso que eu considero seu blog sempre como um investimento a longo prazo de muito valor.
O seu blog é um é um bem permanente, um espaço só seu e gerando conteúdo pode ter certeza que terá para sempre pessoas visitando seu blog e autoridade na internet.
3) Melhora o relacionamento com cliente ou visitante com potencial para converter em vendas 🤜
Você sabia que antes de uma pessoa comprar um determinado produto, elas simplesmente pesquisam o que outras pessoas tem falado sobre o mesmo na internet?
Os blogs contribuem muito nos casos de pessoas indecisas. Pessoas que ainda não tem certeza se estão no momento certo para fazer a compra do tal produto, serviço ou bem.
Sendo assim, usar essa ferramenta para ajudar estas pessoas é extremamente importante. Pode ser um xeque-mate para o cliente decidir comprar ou não.
Estes tipos de posts são mais conhecidos como: “review ou resenhas”. E acredite, são os favoritos da galera e atraem muita gente para seu site. Daí se você se destacar o seu leitou ou “cliente” pode manter um relacionamento ativo com você. Poder continuar num contato próximo com a empresa mesmo se o produto ainda não tenha sido vendido, ou seja, um cliente ou “lead” em potencial para converter em venda a qualquer momento.
Resumo final 📚
Procurei deixar mais claro possível a importância de se criar um blog. A oportunidade de criar relevância na Web.
E indico a vocês pesquisarem não somente o que eu tenho a dizer, mas como também outros profissionais dizem.
Portanto, espero ter ajudado a você, a tirar as dúvidas da sua cachola uma vez por todas e te motivar a criar um blog e tacar esse dedo para trabalhar escrevendo artigos legais e que ajudem a galera aprender mais um pouco.
E você já tem blog? Pretende criar? O que achou destas dicas? Pretende executá-las?
Um grande abraço,
Gi.