Bem, hoje é dica de diamante para nossos colegas blogueiros e blogueiras, ou seja, dicas de como ter um blog de sucesso. Acredito que foi um dos posts mais dedicados que fiz ao assunto.
Isto é porque eu queria criar algo bem especial, simples, sem muitas complicações e no estilo “bate-papo” para melhor compreensão, ou seja, um conteúdo onde todos que forem ler possam entender.
Dicas de Como Ter um Blog de Sucesso
Gostaria de mencionar que ter blog não é apenas ter um site de texto na web, e também não é uma receita de bolo que vale para todos iguais, e nem preciso dizer que você deve ter um blog no assunto o qual você domina e curte e deseja falar, né?
Recomendo sinceramente que goste de ter um blog, ame escrever e que seja por amor. Porque fazer algo que você não gosta visando o somente o lucro, infelizmente não dará certo, porque o crescimento orgânico de um blog DEMORA, ou seja, demora também para você ter um conteúdo reconhecido na web.
Isso dependerá de quanta energia que você está disposto a colocar em seu projeto, se você pensar no primeiro momento em lucro, infelizmente preciso te dizer que você vai cair do cavalo. É necessário estudar muito, muito, muito mesmo!
Se o teu objetivo for lucro rápido, pode fechar o blog e correr atrás de dicas de “trafego pago“, porque aqui neste post, as dicas são para ter uma presença de marca impactante e crescimento orgânico e permanente, ok?
Vamos lá…
1. CRIE E ESCOLHA UM NOME FÁCIL DE LER E FÁCIL DE ESCREVER
Esta dica não é obrigatória, mas é muito mais fácil você criar um nome curto, simples de escrever e ler e principalmente porque as pessoas digitem no Google e te encontrar por aquele nome.
Procure um significado e algo que seja amplo para você poder falar do que você quiser dentro da temática que você escolher. Outra coisa também que nomes curtos permitem você trabalhar melhor o SEO nos nomes de suas páginas.
2. PESQUISE O NOME QUE VOCÊ ESCOLHEU EM TUDO
Parece ser algo simples e óbvio, mas acredite, a grande maioria das pessoas que criam o blog não pesquisam o nome de jeito algum e acabam se dando mal com problemas de ranking na Pesquisa no Google, nas redes, com nomes de empresas e etc.
Uma boa dica também é pesquisar no site do INPI se a marca já está registrada para não dar problemas futuros.
3. PADRONIZE O NOME QUE VOCÊ ESCOLHEU (complemento da dica 2) – DICA DIAMANTE
Antes de simplesmente comprar o domínio do seu site, ou até mesmo criar lá no blogspot, tenta ser criativo, crie um nome diferente mesmo.
Faz o teste digitando no Google e pesquisando pelo nome que você escolheu, testa nas redes sociais, pelo menos nas principais redes sociais e veja se há possibilidade de combinar seu nome com os usuários das redes como por exemplo www.ONOMEDOSEUBLOGAQUI.com.br , ou seja, combinar com usuário do facebook, instagram, twitter e dentre outros, como por exemplo: @ONOMEDOSEUBLOGAQUI, entende?
Resumindo, usar o mesmo nome do domínio para users das redes sociais é ótimo para seus seguidores, pois assim eles podem deduzir que seguir seu blog nas redes sociais seja fácil por causa do nome.
Sabe tenha cuidado e cautela na criação do nome do seu blog, que seja simples, mas que seja “ÚNICO”.
Veja se outras pessoas possuem este nome e evita o máximo possível de criar algo que já existe porque senão no futuro irá ter dor de cabeça.
Já pensou se você precisar criar uma marca ou registrar empresa, cnpj e tudo mais?
Então… Padronize tudo! Assim ficará muito mais fácil seus seguidores acompanharem seu trabalho.
4. CARO AMIGO OU AMIGA, CUIDADO COM O MANOEL
Erro de português é muito comum, eu mesmo confesso que erro bastante, rs.
Só que uma coisa é inegável: Erro de português faz com que você perca a credibilidade, perca visita, perca seguidores e é chato. (Sério eu já passei por isso)
Lembre-se que se você quer ser blogueiro(a), automaticamente você quer ser um formador de opinião e um formador de opinião é altamente crucificado quando erra, pode anotar!
Cuidado nos erros de português, cuidado com o Manoel, Joaquim, rs.
5. ENFIA AS CARAS NA WEB E APRENDA MONTAGEM DE TEXTOS COM TÉCNICAS SEO – Dica Diamante
O que ninguém te conta é que somente criar um conteúdo interessante não adianta, pois o Google tem regras (e com razão, né? Senão vira a casa da Mãe Joana).
O Google tem umas definições e exigências as quais ele usa para rankear os sites e blogs por determinado assunto, palavras chaves e interesse (tem muita coisa pro traz disso).
Parece sim ser complicado, eu mesmo não manjo muito, mas faço o melhor que posso então querido e querida pode parar de Mi mi mi, ir atrás destas informações, estude um pouco, porque como tudo na vida se você quer ser reconhecido por algo, precisa estudar e com blog não é diferente.
Força lá que você consegue!
Digita no Google como Boas Prática de SEO, Como Aprender Técnicas de SEO para blogs e tudo mais… depois me conta o que achou.
6. APRENDA A MEXER NO GOOGLE ANALYTICS E SEARCH GOOGLE CONSOLE – Dica Diamante
É nem tudo é fácil, mas também não é difícil.
É muito importante você se cadastrar no Google Analytics, pedir para seu desenvolvedor web (se você não souber mexer com códigos de html) linkar o seu código de rastreio do google lá no seu tema do seu site.
Assim você poderá visualizar quais palavras-chave são procuradas, que as pessoas caem no seu blog, quais links que tem mais acessos, idade das pessoas que acessam e muitas informações que ajudam muito a você elaborar um conteúdo mais direcionado para as pessoas as quais visitam seu blog.
O Google console serve para você enviar um SITEMAP do seu blog para o Google e ajuda absurdo ao seu blog se destacar no Google e se quiser mais dicas sobre isso é só me pedir nos comentários ou enviar e-mails para eu saber se vale a pena escrever sobre isso e se há interesse de vocês.
7. ESCREVA POST SOBRE TUDO QUE ACHAR INTERESSANTE
Comprou algo bem barato onde muitas pessoas não sabem e achou legal? Escreva!
Ganhou alguma coisa bacana? Escreva!
Escreva tudo que achar bacana e interessante, o que pode ser legal para você, pode ser muito bacana para outras pessoas também, na internet as pessoas procuram sobre tudo e até como tutoriais, isso ajuda bastante.
Se você conhece algo muito bem e detalhadamente, vale a pena falar em seus posts e até mesmo dividir em posts parte I, parte II, parte III e assim por diante.
8. APRENDA A USAR AS PALAVRAS-CHAVES CORRETAS (FAZ PARTE DO SEO)
Hoje em dia isso não é o que mais vai te prejudicar se não necessariamente souber a exata palavra-chave, mas o que as pessoas NÃO te contam é que: você não precisa encher de palavras-chave, você pode simplesmente colocar algumas palavras que sejam “relevantes com seu texto”, isso, sim, é obrigatório.
Não adianta você colocar uma receita de doce e colocar na palavra-chave “bicicleta”, entende? Mas você pode colocar, receita de bolo.
Suas palavras-chave tem que ter coerência com seu texto.
Isso fará seu conteúdo ser relevante para o Google e conforme a procuro e aumento de pesquisas daquelas palavras-chave, seu link do post irá subir categoricamente nos rankings com o “tempo”. SIM com o tempo!
9. PACIÊNCIA
Haja paciência, eu criei este blog no dia 24 de junho de 2014 e percebi que ele começou a crescer mesmo depois de um ano do blog. Porque é aquele negócio, seu blog conforme a procura nas redes, conforme as vistas e acessos vai subindo gradualmente no ranking do Google e outros buscadores, se seu conteúdo for bastante relevante pode ter certeza que pode demorar, mas irá crescer.
É por isso que falo que tem que gostar do que faz, é você ter paciência e saber que seu blog precisa ser alimentado semanalmente com posts.
Muitas vezes até sinto na correria falta de tempo de escrever, mas mesmo assim, eu dou um jeito e mesmo que demore venho aqui trazer algo que acredito que ajudará as pessoas. Porque é isso que eu gosto, de ajudar e a forma que encontrei foi criando este blog.
10. COMPARTILHE E DIVULGUE SEU POST – Dica Diamente
E novamente falo é aquilo que ninguém te conta e que a Gigi aqui vai te contar, rs.
Escreveu aquele texto que você achou ótimo, compartilhe. Ai é que está a sacada! D
Dica DIAMANTE: Peça para seu amigo, amiga, namorado(a), marido ou esposa, mãe, pai e várias pessoas compartilharem em seus perfis das redes sociais.
Isso ajuda muito aumentar o número de alcance de pessoas e pode ser que no meio de amizade destas pessoas alguma pessoa possa se interessar. E tem mais dicas e formas de como divulgar gratuitamente que eu disponibilizarei para vocês se houver o interesse de vocês sobre este assunto.
Se você tiver interesse em como divulgar, como escrever textos e mais e mais dicas e dúvidas, e se quiser vídeo também por favor me fala aqui nos comentários, me manda e-mail ou mensagem. Também me siga nas redes sociais @giselequagliato e me fala que você quer, porque não adianta eu criar mais conteúdos e não forem do interesse de vocês.
Bem, é isso. Espero que tenha gostado!
6 comments
Adorei as dicas, sério! Bem inovadoras em comparação ás dicas que eu vejo por aí haha E super válidas também 🙂
Beijos!
http://porbrunareinert.blogspot.com.br/
Dicas muito boas, sigo a maioria, as que não sigo irei começar a seguir agora! 🙂
Por exemplo a do Google Console eu não sabia, vou pesquisar e começar a usar.
Obrigada!
Beijos
lealcarolina.com.br
Olá Gi, alguma dessa dicas eu estou tentando aplicar e outras ainda aprendendo como usar, principalmente a parte de palavras chave e Google Analytics esses dois são os que estão me dão um banho, mas não vou desistir uma hora eu consigo.
A parte de divulgar eu tenho tentando melhorar, tenho ainda um pouco de vergonha e ir nos grupos ou pedi os amigos para ajudar na divulgação.
Beijos – http://coisasdemineira.blogspot.com.br/
Oi Gi, achei excelente a sua postagem: clara e objetiva. Como você falou para sugerir o que gostaríamos de saber e eu sou “cara de pau”, acho que você poderia escrever sobre o Google Analytics. Eu já uso, massssss vai que você sabe e escreve sobre algo que eu ainda não utilizo?
Muito obrigada,
Super beijo e sucesso em 2016!
Feliz ano novo!
Carolina Belo
Olá Gi, aqui é Lysia, do blog Lysia Ribeiro. Tudo bom?
Nossa, estou “vomitando arco-íris” com seu blog. Esse cabeçalho, essa cor fofa e essa fonte meiga e maravilhosa. Adorei tudo, sério! E o melhor dele, é claro, é o conteúdo. Visitei as páginas estáticas e vi o quanto você é cuidadosa.
Adoreeeei esse post. Tinha coisas que eu já sabia, mas foi bom ver tudo pelo seu ponto de vista. Outras coisas, como o Google Console eu não sabia e adorei saber, gostaria muito que você falasse mais sobre isso. Suas dicas foram muito valiosas, haha. Também gostaria sim de saber mais formas de divulgação, porque essa para mim é uma das partes mais difíceis.
Já vou te seguir lá no Bloglovin’ para não perder mais nenhum post. <3
Beijos!
Adorei as suas dicas, sensacionais! Já até deixei seu post nos favoritos para SEMPRE conferir alguns itens que eu achei cruciais <3