Pular para o conteúdo

Ideias para Empreender: Quando o Plano B se torna o Plano A

Ideias para Empreender: Quando o Plano B se torna o Plano A

Costumamos ouvir muitas histórias inspiradoras de pessoas que tiveram ideias para empreender e como venceram com seus negócios de sucesso. Claro que com muito trabalho, dedicação, persistência.

Existe um provérbio chinês que diz: “O caminho mais longo é o primeiro passo”, ou seja, o começar, “startar” um novo projeto é sempre a parte mais difícil.

As razões pelas quais as pessoas iniciam uma jornada no empreendedorismo são as mais diversas. Dados do “Portal do Empreendedor apontam crescimento de MEI’s (Micro Empreendedor Individual), em 13,23% de março à dezembro de 2020. Em pleno ano de Pandemia!!!

A necessidade de ter ideias para empreender e gerar renda principal, consequência do alto índice de desemprego, gerar renda extra, para complementar o orçamento doméstico ou simplesmente realizar o sonho de gerir o próprio negócio, podem explicar este crescimento.

Hoje ilustrarei com um case, fictício, como o Plano B se torna Plano A e, no final, apresentarei algumas opções de serviços para iniciar um negócio de renda extra, plano B, com custo zero ou baixíssimo custo.

“Joana é uma mulher muito comprometida com seus propósitos, trabalhava em uma determinada empresa em horário comercial, de segunda à sexta-feira e para complementar sua renda fazia duas horas extras de trabalho, vendia suas férias e nos finais de semana e feriados fazia “Freelas” como recepcionista de festas particulares. Apesar de ter as contas em dia, conseguir manter uma reserva financeira de emergência e nada lhe faltar, Joana estava infeliz: a carga extra de trabalho estava tomando todo o seu tempo de qualidade com os seus filhos, que eram a razão pela qual trabalhava tanto.

Certa ocasião, uma amiga de Joana, que estava de casamento marcado, pediu-lhe que a ajudasse com a contratação de profissionais para trabalhar em sua festa de casamento: garçons, copeira, fritadeira, recepcionista, auxiliar de limpeza, lavador de pratos…

Joana acho que era muita responsabilidade, por outro lado, não poderia negar esse pedido a sua amiga. Então, Joana listou as pessoas com quem trabalhava nas festas que mais admirava, por sua dedicação, responsabilidade, profissionalismo… E desta forma a festa foi um sucesso com uma equipe devidamente preparada, hábil e atendimento de excelência.
Joana ficou muito feliz com os elogios recebidos tanto da amiga que casou, quanto da equipe que teve um excelente dia de trabalho e muitos outros convidados da festa que fizeram questão de expressar seu contentamento. Um convidado, em especial, afirmou que quando se casasse gostaria de ter Joana na organização.

Esse elogio foi a “virada de chave” para Joana. Ela entendeu que como Organizadora de equipe para festas poderia atender um maior número de festas que como recepcionista, que embora recebesse por festas fosse um pouco menos que na sua atividade de origem, poderia organizar várias festas e no montante sua remuneração seria bem maior e menos presencial que como recepcionista. Bingo! Nascia naquele momento um projeto de geração de renda extra promissor!

Joana começou a catalogar contatos de pessoas que conhecia, que trabalhavam em festas e muitas outras indicações de pessoas que buscavam renda extra. Para divulgar o trabalho e agendar os eventos, Joana precisou deixar de fazer as horas extras em seu trabalho ainda como “celetista”. Para dar um tratamento profissional e ajudar na divulgação dos serviços, Joana criou uma logo marca, ajudou para que todos da equipe tivessem seus uniformes seguindo o mesmo padrão, incentivou a realizarem cursos de atendimento de excelência, técnicas em suas devidas funções, segurança do trabalho e neste momento Joana já tinha uma equipe altamente qualificada.

Em pouco tempo, Joana começou a ser muito requisitada e percebeu que poderia oferecer muito mais para as festas. Foi quando Joana firmou parcerias com boleiras, doceiras, cozinheiros, churrasqueiros e assim iniciou o trabalho de Buffet para festas e eventos.

O volume de trabalho que reduziu voltou a aumentar o faturamento de Joana ultrapassava com folga o seu salário na empresa que trabalhava. Foi neste momento que o Plano B de Joana se tornou Plano A!

Joana deixou o seu emprego formal, e com a rescisão investiu em um salão de festas, aumentando seu portfólio de serviços oferecidos.

Se tornando empresária do ramo d festas, Joana conseguiu ter uma rotina de trabalho onde poderia acompanhar seus filhos em suas atividades escolares, domésticas e a essa altura Joana já conseguia viajar nas férias, porque entendeu que delegar responsabilidades às pessoas chaves da equipe lhe permitia não estar presente em todos em eventos para garantir que tudo corresse bem.

O que era renda extra para Joana, Plano B, se tornou renda principal, Plano A.

Joana se legalizou enquanto empresa, gerou empregos e contribuiu muito para o crescimento econômico-financeiro do seu entorno”.

Para empreender você não precisa “reinventar a roda”, basta dar tratamento profissional às suas aptidões. E vamos abaixo dar algumas dicas e ideias para empreender sem custo.

Ideias para Empreender Em 2022 Com Custo Zero ou Baixo Investimento

Como prometido, lá no início, vou deixar aqui alguns exemplos de serviços que podem gerar renda extra com custo zero ou baixíssimos investimentos:

  • Personal Organizer: Se você é a(o) louca(o) da organização, cujo lema e “Cada coisa em seu lugar”, você pode deixar de ser a(o) chata(o) para ser “Salvador(a) da Pátria!!! Está muito em alta o serviço de organizar casa, gavetas, malas, mudanças… para tanto você pode começar com o que tem e com o tempo investir em conhecimento, se novas técnicas e recursos.
  •  Marido de Aluguel: Algumas pessoas são excelentes para cuidar de pequenos reparos domésticos e são muito requisitadas para ajudar familiares, amigos e vizinhos, por que não ganhar algum dinheiro com isso? Você pode fazer pequenos reparos de tomadas, troca de resistência de chuveiros elétricos, desentupir pias, troca de torneiras e muitas outras atividades. Para esse serviço você pode começar co o que tem e com o tempo se aprimorar em atividades e ferramentas.
  • Animador de Festas: Se você é uma pessoa que gosta de contar piadas, é engraçado e gosta de entreter pessoas e, sobretudo, crianças com brincadeiras, está aí uma atividade que gera renda extra e de investimento zero. Aconselho a dar tratamento profissional para o serviço com roupas coloridas, cartão virtual, o que podem não gerar custos para você.
  • Jardineiro: Se você cuida das plantas de sua casa e é muito elogiado por isso, aí está o seu hobbie colocando “uma renda” no seu bolso. Você pode começar com o que tem e com o tempo investir em mais ferramentas, técnica de paisagismo. Pessoas que moram em prédios vão gostar muito disso!
  • Reforço Escolar: Essa atividade tem custo zero! Você só precisará de espaço físico para acomodar os alunos. Essa é uma atividade que sempre existiu, mas que com o tempo ficou rara e com a pandemia voltou a ter importância, devido às aulas on-line. Se você tem aptidão para ensinar matérias escolares, já faz isso com as crianças da família, vai se dar muito bem nesta atividade.
  • Babá de Pet: Mais uma atividade de custo zero! Nesta atividade você leva os pets para passear, os animais domésticos precisam de ar livre e nem sempre seus donos têm tempo para fazê-lo. Pra esta atividade você precisará de coleira, saquinhos para recolher a “caquinha” dos bichinhos e água para ofertar o pet, sendo que esses itens devem ser disponibilizados pelos donos.

Se você gostou deste post com essas dicas e ideias para empreender? Então me conte nos comentários qual é o seu PLANO B. Um grande abraço, Dani.

Post elaborado pela Dani Ribeiro da empresa Consolidar que presta serviços de Assistente Virtual:

Leia mais sobre empreendedorismo:

2 comentários em “Ideias para Empreender: Quando o Plano B se torna o Plano A”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.