A gestão financeira com certeza é uma habilidade essencial na vida adulta, mas infelizmente é frequentemente negligenciada durante a formação dos jovens. Tanto na instituição familiar, como nas instituições de ensino.
Porém, introduzir práticas educativas desde cedo pode moldar uma geração bem mais preparada financeiramente.
Sendo assim, o termo “matching” financeiro surge como uma dessas práticas inovadoras que promete ajudar crianças e jovens aprenderem melhor o valor do dinheiro e se protegerem financeiramente. Mas será mesmo?
O Que é “Matching” Financeiro?
O “Matching” financeiro é, na verdade, uma técnica onde os pais igualam a quantia que seus filhos economizam.
Por exemplo, para cada real que a criança poupa, os pais contribuem com outro real. Este método duplo reforça o valor da poupança e a importância da gestão monetária e incentiva poupar dinheiro e contribui no aprendizado de como funciona a prática do “investimento”.
Benefícios do “Matching” Financeiro
Valorização do Dinheiro
Com a prática de “matching” em casa, os jovens começam a perceber rapidamente o poder da economia, como funciona o investimento, retorno financeiro por saber “guardar” melhor o seu dinheiro.
Pois, a gratificação de ver seu dinheiro dobrar, cria assim um estímulo positivo em relação ao hábito de criar uma poupança.
Estímulo à Educação Financeira
Bem, ao estabelecer metas e observar o crescimento do dinheiro, os jovens se familiarizam com conceitos importantes da área financeira como os juros compostos e investimentos a longo prazo. Interessante, né?
Reforço de Hábitos Saudáveis
O “matching” encoraja comportamentos saudáveis, como pesquisa de preços, planejamento financeiro de budget vs planejamento de compras, assim como molda a oportunidade de criar uma definição de objetivos financeiros.
Como Implementar o “Matching” Financeiro em sua família
Defina Limites Claros
Estabeleça então um valor máximo mensal ou anual para o “matching“. Isso ajuda a manter o método sustentável para os pais.
Estabeleça Regras
Determine as condições para o “matching”. Que pode ser vinculado às tarefas domésticas, ao desempenho escolar ou até mesmo outros critérios que a família definir.
Incentive a Reflexão
Promova e interaja com seus filhos conversas sobre os objetivos da poupança. Estabeleça planos curto, médio e a longo prazos. Isso ajuda os jovens a entenderem suas motivações e a fazerem escolhas financeiras mais inteligentes e assertivas.
Concluindo sobre Matching Financeiro Familiar
É, deu para notar que “matching” financeiro é mais do que apenas uma técnica de poupança. Podemos dizer que o matching funciona também como uma ferramenta financeira educacional.
Pois, ao incentivarmos os jovens a valorizarem o próprio dinheiro, ajudamos eles a compreenderem os princípios básicos da economia e consequentemente estamos ajudando-os a se prepararem e assim transformamos uma geração mais informada e capacitada para enfrentar desafios financeiros futuros e mais autossuficiente.
No entanto, introduzir e manter práticas como estas pode ser a chave para uma relação saudável e assim duradoura com o dinheiro.
E aí? Gostou do post? Conhecia esse termo? Me conte o que achou nos comentários.