Pular para o conteúdo

Como Ter um Blog de Sucesso!

Como Ter um Blog de Sucesso

Hoje, trago dicas valiosíssimas para os colegas blogueiros e blogueiras, focadas em como alcançar o sucesso com seu blog.

O objetivo é apresentar um conteúdo especial, claro e descomplicado, seguindo um estilo informal, quase como um bate-papo. Dessa forma, busco garantir que todos que lerem possam compreender facilmente as informações e aplicá-las em seus próprios blogs.

Dicas de Como Ter um Blog de Sucesso!

Gostaria de mencionar que ter blog não é apenas ter um site de texto na web, e também não é uma receita de bolo que vale para todos iguais, e nem preciso dizer que você deve ter um blog no assunto o qual você domina e curte e deseja falar, né?

Recomendo sinceramente que goste de ter um blog, ame escrever e que seja por amor. Porque fazer algo que você não gosta visando o somente o lucro, infelizmente não dará certo, porque o crescimento orgânico de um blog DEMORA, ou seja, demora também para você ter um conteúdo reconhecido na web.

Isso dependerá de quanta energia que você está disposto a colocar em seu projeto, se você pensar no primeiro momento em lucro, infelizmente preciso te dizer que você vai cair do cavalo. É necessário estudar muito, muito, muito mesmo!

Se o teu objetivo for lucro rápido, pode fechar o blog e correr atrás de dicas de “trafego pago“, porque aqui neste post, as dicas são para ter uma presença de marca impactante e crescimento orgânico e permanente, ok?

Vamos lá…

Como Ter um Blog de Sucesso

1. CRIE E ESCOLHA UM NOME FÁCIL DE LER E FÁCIL DE ESCREVER

Esta dica não é obrigatória, mas é muito mais fácil você criar um nome curto, simples de escrever e ler e principalmente porque as pessoas digitem no Google e te encontrar por aquele nome.

Procure um significado e algo que seja amplo para você poder falar do que você quiser dentro da temática que você escolher. Outra coisa também que nomes curtos permitem você trabalhar melhor o SEO nos nomes de suas páginas.


2. PESQUISE O NOME QUE VOCÊ ESCOLHEU EM TUDO

Parece ser algo simples e óbvio, mas acredite, a grande maioria das pessoas que criam o blog não pesquisam o nome de jeito algum e acabam se dando mal com problemas de ranking na Pesquisa no Google, nas redes, com nomes de empresas, etc.

Uma boa dica também é pesquisar no site do INPI se a marca já está registrada para não dar problemas futuros.


3. PADRONIZE O NOME QUE VOCÊ ESCOLHEU (complemento da dica 2) – DICA DIAMANTE 💎

Antes de simplesmente comprar o domínio do seu site, ou até mesmo criar lá no blogspot, tenta ser criativo, crie um nome diferente mesmo.

Faz o teste digitando no Google e pesquisando pelo nome que você escolheu, testa nas redes sociais, pelo menos nas principais redes sociais e veja se há possibilidade de combinar seu nome com os usuários das redes como por exemplo www.ONOMEDOSEUBLOGAQUI.com.br , ou seja, combinar com usuário do facebook, instagram, twitter e dentre outros, como por exemplo: @ONOMEDOSEUBLOGAQUI, entende?

Resumindo, usar o mesmo nome do domínio para users das redes sociais é ótimo para seus seguidores, pois assim eles podem deduzir que seguir seu blog nas redes sociais seja fácil por causa do nome.

Sabe tenha cuidado e cautela na criação do nome do seu blog, que seja simples, mas que seja “ÚNICO”.

Veja se outras pessoas possuem este nome e evita o máximo possível de criar algo que já existe porque senão no futuro irá ter dor de cabeça.

Já pensou se você precisar criar uma marca ou registrar empresa, cnpj e tudo mais?

Então… Padronize tudo! Assim ficará muito mais fácil seus seguidores acompanharem seu trabalho.


4. CARO AMIGO OU AMIGA, CUIDADO COM O MANOEL

Erro de português é muito comum, eu mesmo confesso que erro bastante, rs.

Só que uma coisa é inegável: Erro de português faz com que você perca a credibilidade, perca visita, perca seguidores e é chato. (Sério eu já passei por isso)

Lembre-se que se você quer ser blogueiro(a), automaticamente você quer ser um formador de opinião e um formador de opinião é altamente crucificado quando erra, pode anotar!

Cuidado nos erros de português, cuidado com o Manoel, Joaquim, rs.


5. ENFIA AS CARAS NA WEB E APRENDA MONTAGEM DE TEXTOS COM TÉCNICAS SEO – Dica Diamante

O que muitos não te dizem é que não basta apenas criar conteúdo interessante. O Google possui regras específicas (e com bons motivos, para evitar a desordem) para classificar sites e blogs em relação a certos temas, palavras-chave e interesses. Há uma complexidade por trás disso.

Pode parecer complicado, e mesmo eu não sendo um expert, faço o melhor que posso. Então, é hora de deixar de lado as desculpas, buscar essas informações e dedicar-se ao estudo. Como em qualquer área, se você deseja ser reconhecido por algo, é necessário estudar, e com blogs não é diferente.

Anime-se, você é capaz!

Pesquise no Google por “Boas Práticas de SEO” e “Como Aprender Técnicas de SEO para Blogs” e depois me conte suas impressões.


6. APRENDA A MEXER NO GOOGLE ANALYTICS E SEARCH GOOGLE CONSOLE – Dica Diamante

Embora nem tudo seja simples, também não é tão complicado.

É fundamental que você se cadastre no Google Analytics. Caso não tenha familiaridade com códigos HTML, peça ao seu desenvolvedor web para integrar o código de rastreamento do Google no tema do seu site. Com isso, você poderá analisar quais palavras-chave levam as pessoas ao seu blog, verificar quais links recebem mais acessos, conhecer a faixa etária do seu público e obter diversas informações valiosas para criar conteúdos mais alinhados com os interesses dos seus visitantes.

O Google Search Console é útil para enviar o SITEMAP do seu blog ao Google, o que é extremamente benéfico para aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de busca. Se quiser saber mais sobre isso, é só me solicitar nos comentários ou enviar um e-mail. Assim, poderei entender se há interesse suficiente para que eu desenvolva mais sobre esse tema.


7. ESCREVA POST SOBRE TUDO QUE ACHAR INTERESSANTE

Comprou algo bem barato onde muitas pessoas não sabem e achou legal? Escreva!

Ganhou alguma coisa bacana? Escreva!

Escreva tudo que achar bacana e interessante, o que pode ser legal para você, pode ser muito bacana para outras pessoas também, na internet as pessoas procuram sobre tudo e até como tutoriais, isso ajuda bastante.

Se você conhece algo muito bem e detalhadamente, vale a pena falar em seus posts e até mesmo dividir em posts parte I, parte II, parte III e assim por diante.


8. APRENDA A USAR AS PALAVRAS-chave CORRETAS (FAZ PARTE DO SEO)

Atualmente, não é o uso da palavra-chave exata que mais impacta, mas o que muitos não revelam é que você não precisa saturar seu texto com palavras-chave. O essencial é utilizar algumas palavras que sejam relevantes ao seu conteúdo.

Por exemplo, não faz sentido inserir a palavra-chave “bicicleta” em uma receita de doce, certo? No entanto, “receita de bolo” seria apropriado. As palavras-chave devem estar em harmonia com o seu texto.

Isso tornará seu conteúdo mais relevante para o Google, e à medida que a procura e as buscas por essas palavras-chave aumentarem, o link do seu post subirá gradualmente nos rankings. Isso acontece com o tempo, sim, com o tempo!


9. PACIÊNCIA

É preciso ter paciência. Criei este blog em 24 de junho de 2014 e só percebi seu crescimento efetivo após um ano. Isso acontece porque o blog, dependendo da demanda e das visualizações nas redes, vai subindo gradualmente nos rankings do Google e de outros buscadores. Se o conteúdo for realmente relevante, pode demorar, mas certamente crescerá.

Por isso, sempre digo que é necessário gostar do que se faz, ter paciência e entender que o blog precisa de atualizações semanais com novos posts.

Em muitos momentos, sinto a pressão do tempo e a dificuldade de escrever regularmente, mas sempre encontro uma maneira. Mesmo que demore, faço questão de trazer conteúdos que acredito serem úteis para as pessoas. Afinal, ajudar é o que me motiva, e foi isso que me levou a criar este blog.


10.  COMPARTILHE E DIVULGUE SEU POST  – Dica Diamante

Compartilharei algo que muitos não mencionam, mas que eu, Gigi, acredito ser fundamental.

Após escrever um texto que você considera excelente, a chave está em compartilhá-lo. E aqui vai uma dica valiosa: incentive amigos, familiares, parceiros ou cônjuges a divulgarem seu conteúdo em suas redes sociais.

Essa estratégia amplia significativamente o alcance do seu trabalho, aumentando a probabilidade de atrair o interesse de pessoas no círculo social deles. Além disso, existem várias outras técnicas e métodos de divulgação gratuita que estou disposta a compartilhar com vocês, caso haja interesse no tema.


Se você tiver interesse em como divulgar, como escrever textos e mais e mais dicas e dúvidas, e se quiser vídeo também por favor me fala aqui nos comentários, me manda e-mail ou mensagem. Também me siga nas redes sociais @giselequagliato e me fala que você quer, porque não adianta eu criar mais conteúdos e não forem do interesse de vocês.

Bem, é isso. Espero que tenha gostado!

Leia mais sobre carreira e negócios:

6 comentários em “Como Ter um Blog de Sucesso!”

  1. Olá Gi, alguma dessa dicas eu estou tentando aplicar e outras ainda aprendendo como usar, principalmente a parte de palavras chave e Google Analytics esses dois são os que estão me dão um banho, mas não vou desistir uma hora eu consigo.

    A parte de divulgar eu tenho tentando melhorar, tenho ainda um pouco de vergonha e ir nos grupos ou pedi os amigos para ajudar na divulgação.

    Beijos

  2. Oi Gi, achei excelente a sua postagem: clara e objetiva. Como você falou para sugerir o que gostaríamos de saber e eu sou “cara de pau”, acho que você poderia escrever sobre o Google Analytics. Eu já uso, massssss vai que você sabe e escreve sobre algo que eu ainda não utilizo?
    Muito obrigada,
    Super beijo e sucesso em 2016!
    Feliz ano novo!
    Carolina Belo

  3. Olá Gi, aqui é Lysia, do blog Lysia Ribeiro. Tudo bom?
    Nossa, estou “vomitando arco-íris” com seu blog. Esse cabeçalho, essa cor fofa e essa fonte meiga e maravilhosa. Adorei tudo, sério! E o melhor dele, é claro, é o conteúdo. Visitei as páginas estáticas e vi o quanto você é cuidadosa.
    Adoreeeei esse post. Tinha coisas que eu já sabia, mas foi bom ver tudo pelo seu ponto de vista. Outras coisas, como o Google Console eu não sabia e adorei saber, gostaria muito que você falasse mais sobre isso. Suas dicas foram muito valiosas, haha. Também gostaria sim de saber mais formas de divulgação, porque essa para mim é uma das partes mais difíceis.
    Já vou te seguir lá no Bloglovin’ para não perder mais nenhum post. <3
    Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.