Antes de mais nada, este é o primeiro post do blog e claro que não podia deixar de ser um tema tão importante para a humanidade, pois trata-se de uma descoberta incrível, que pode nos indicar definitivamente que existe Vida em outros Planetas.
A cientista astrofísica molecular Clara Souza Silva estudou em toda sua carreira a substância chamada “fosfina”. A fosfina nada mais é um gás tóxico, incolor e o odor é comparado ao alho ou peixe podre, um composto por um átomo de fósforo e 3 de hidrogênio (PH3).
Aqui no planeta Terra é mais comum encontrarmos fosfina e suas aplicações em áreas industriais, principalmente na área de agronegócios para fabricação de agrotóxicos, ou seja, no papel de evitar pragas e dentre outros.
O papel da fosfina vai muito além de um gás fedorento, ou seja, para os cientistas a fosfina tem um papel importantíssimo que funciona como uma espécie de “marcador de vida”, e isso pode simplesmente nos mostrar que sim pode haver “Vida em outros Planetas”.
Fosfina pode ser o indicio para descobrirmos Vida em outros Planetas
Bem e você deve estar se perguntando, o que isso quer dizer?
É que nem todo ser vivo respira como nós seres-humanos, pois muitos microrganismos são anaeróbicos, em outras palavras, não precisam de oxigênio para sua sobrevivência. A curiosidade maior é que o oxigênio pode ser tóxico para alguns seres.
A Cientista Clara Sousa Silva buscava em todo o universo a presença da fosfina, ou seja, junto aos outros cientistas ela observa a presença deste gás na atmosfera de outros planetas, e recentemente ela foi surpreendida ao descobrir que este gás estava muito mais perto do que se imaginava.
A Dra. Cientista portuguesa é integrante dos principais cientistas internacionais (Estados Unidos, Japão e Reino Unido). E este grupo de cientistas na segunda feira dia 14 de setembro de 2020 publicou a descoberta da fosfina na “ATMOSFERA DE VÊNUS”, na principal revista científica chamada Nature Astronomy. Clique aqui para conferir!
A Fosfina Pode ser um indício de Vida Microbiana em Vênus
Definitivamente, os cientistas ainda estão estudando a origem dessa fosfina em nosso planeta vizinho. Mas, já foi descartados por eventos como meteoros, atividade vulcânicas e dentre outros.
Bem, se realmente for comprovado que a fosfina veio através da vida microbiana, isso será realmente absurdamente incrível, você tem noção disso? É ques se realmente isso acontecer, as chances de haver a presença de “vida de qualquer tipo” em outros planetas e principalmente em outras galáxias será absurdamente maior.
Logo, as chances são mais comum do que imaginamos. Na verdade só precisamos encontrá-las!
E aí, o que achou? Estamos mais perto de descobrir a vida em outros planetas do que imaginávamos, não é mesmo?
Para conhecer mais sobre essa mulher brilhante e incrível trabalho dela que serve de inspiração para nós, clique aqui neste link, pois você conhecerá o blog que ela produz conteúdos científicos.