Pular para o conteúdo

Mãe Prática: Como Ser e Encontrar Equilíbrio na Maternidade

Mãe Prática: Como Ser e Encontrar Equilíbrio e Eficiência na Maternidade

A maternidade é um dos momentos mais especiais e desafiadores na vida de uma mulher. Sim, minha amiga, eis que é uma jornada de amor, dedicação e muitas responsabilidades que traz uma série de tarefas e demandas.

Existe muita romantização da maternidade, pouco se postam sobre a verdade/ realidade de como fica a vida da mulher no puerpério e após o puerpério cuidando de uma criança, casa e ainda tendo que dar conta do trabalho. Acaba que para muitas mães, conciliar todas essas obrigações tornam-se super desafiador!

No entanto, neste artigo quero trazer dicas para você que deseja ser uma mãe prática, não sabe por onde começar. E assim entender um pouco mais sobre outro ponto de vista através de uma mãe que também é super atarefada, tenta fazer o seu melhor e sendo mãe de duas crianças aqui vos digo: muita calma nesta hora!

O que significa ser uma mãe prática?

Ser uma mãe prática em tese significa adotar uma abordagem “eficiente e equilibrada” (o qual vou te falando que é bem pouco provável sem rede de apoio) em relação à maternidade.

Envolve encontrar maneiras de simplificar as tarefas diárias, gerenciar o tempo de forma eficaz e manter-se organizada para lidar com as demandas da vida cotidiana.

Mas ser mãe prática é possível se você fizer passo a passo sem cobranças e visando perfeccionismo absoluto.

como ser mãe prática

Ser mãe prática NÃO significa

Ser uma mãe prática não significa abrir mão do amor, do cuidado ou da atenção aos filhos, mas sim encontrar maneiras de otimizar e facilitar as responsabilidades maternas.

Assim como ser uma mãe prática, também não significa abrir mão da qualidade ou do amor, mas encontrar maneiras eficientes de equilibrar a maternidade com outras áreas da vida.

Bem, sendo assim, compartilho abaixo algumas dicas valiosas sobre como ser uma mãe prática na realidade dos tempos atuais.

Organize-se:

A organização é fundamental para ser uma mãe prática. Comece criando uma rotina diária que funcione para você e seu filho.

Sei que é quase impossível numa rotina cheia de responsabilidades além dos filhos como, casa, trabalho, vida pessoal, etc. Mas tente estabelecer horários para as refeições, sonecas, brincadeiras e tarefas domésticas.

Use um calendário ou um aplicativo no seu celular para lembrar dos compromissos e prazos importantes. Planejar economizará tempo e evitará situações estressantes.

Para Passeios e Saída de Casa com Crianças: Sempre que temos consultas das crianças ou atividades de lazer, eu traço a rota do caminho, faço planejamento das bolsas de passeios, (se tiver) paradas próximas, lanches, bebidas, documentos, carteirinha do convênio, roupa a mais, etc. Tenta prever o que pode acontecer!

Simplifique as tarefas diárias:

Encontre maneiras de simplificar as tarefas diárias. Por exemplo, prepare as roupas do seu filho na noite anterior, para evitar o estresse da escolha pela manhã.

Se você quem cuida da limpeza da casa, evite fazer tudo de uma só vez, quebre as tarefas aos poucos.

Procuro também sempre fazer um pouco de tudo na questão de limpeza e organização da casa para não ficar com muitas tarefas acumuladas. Se puder, contrate uma diarista nem que seja de 15 em 15 dias, já ajudará muito.

Faça compras online para economizar tempo e energia.

Otimize o processo de alimentação, se estiver na introdução alimentar e você for fazer papinhas, faça antecipadamente, armazenando refeições prontas ou congelando porções extras de alimentos saudáveis.

Pequenas mudanças na rotina podem fazer uma grande diferença em termos de praticidade!

banner 50 receitas para bebês
Receitas para Bebês com mais de 50 Papinhas

Priorize o tempo para si mesma:

Ser uma mãe prática envolve cuidar de si mesma.

Reserve um tempo regularmente para relaxar, recarregar as energias e fazer algo que goste.

Isso pode incluir ler um livro, fazer exercícios físicos é muito importante (isso se não tiver no puerpério, se tiver tem que ter recomendação médica) ou até mesmo um tempo para encontrar-se com amigas.

Lembre-se de que, para cuidar bem dos outros, você precisa estar bem consigo mesma.

Peça ajuda:

Muitas vezes, as mães têm a sensação de que precisam fazer tudo sozinhas. No entanto, pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, mas de inteligência. Delegue tarefas aos membros da família, compartilhe responsabilidades com o parceiro e, se possível, contrate uma babá ou peça auxílio a amigos próximos. Lembre-se de que todos precisam se unir para criar um ambiente saudável para o seu filho.

Evite a busca pela perfeição:

Melhor feito do que não feito!

Ser uma mãe prática significa entender que a perfeição não existe.

Aceite que você pode cometer erros e que está sempre aprendendo.

A maternidade é um processo contínuo de adaptação e crescimento. Seja gentil consigo mesma e celebre suas conquistas, por menores que sejam.

Resumindo minhas caras leitoras, ser uma mãe prática é um processo, é uma busca de soluções práticas no dia a dia afim de encontrar equilíbrio e eficiência na maternidade, sem ter que abrir mão do amor e do cuidado com nossos filhos.

Organização, simplificação das tarefas diárias, tempo para si mesma, pedir ajuda e evitar a busca pela perfeição são elementos-chave para alcançar esse objetivo.

Lembre-se de que cada mãe é única, e encontrar o seu próprio caminho é fundamental. Experimente essas dicas e adapte-as à sua realidade para ser uma mãe prática e feliz.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.