Pular para o conteúdo

Colar de Âmbar É Bom? Será que é Seguro para Bebês?

colar de âmbar é bom

Nós como pais estamos sempre ansiosos para encontrarmos maneiras diferentes e naturais de como aliviar o desconforto e o estresse nos bebês, principalmente na época da dentição. Mas como assim, colocar um colar de âmbar pode acalmar de forma tão simples, e como que colocar colar desses em volta do pescoço da criança pode simplesmente fazer um milagre? É o que muitas mães, blogs e até mesmo comércios vendem por aí. Já começo a dizer que por aqui nada disso funcionou e em breve farei um post sobre como acalmar bebês de forma natural sem dicas mirabolantes.

Portanto, é claro que é compreensível que os pais se interessem por estas dicas e acabam aceitando tentar coisas alternativas. Mas, como muitas soluções para problemas relacionados à saúde, solucionar assim de uma hora para outra não é tão simples.

Mas afinal de contas, o que é um colar de âmbar?

Um colar de âmbar é um colar feito com algumas lascas redondas “naturais”, as lascas que servem como pedrarias são feitas a partir de resina de árvore fossilizada, é feito de contas amareladas de âmbar báltico.

Âmbar báltico é um mineral original da região da Lituânia, e esse mineral tem composição rica em ácido succínico, ou seja, que é notoriamente conhecido pelo seu efeito “anti-inflamatório, calmante e analgésico” em gengivas inchadas quando os dentes estão nascendo ou até mesmo nas cólicas.

Existe também tornozeleiras e pulseiras de colar de âmbar que também estão disponíveis, embora os colares sejam os mais populares dentre as preferências. As correntes possuem uma variedade de tonalidades, cores, do branco ao amarelo e do bege ao marrom.

Mas para quem são feitos os colares de âmbar?

Os colares de âmbar são feitos para crianças que estão na fase das cólicas, dentição ou mostrando sinais de dentição.

A idade recomendada varia entre os fabricantes, embora geralmente digam que há benefícios em usá-los entre 4 meses e 3 anos de idade.

Para que os colares de âmbar são usados?

Conforme mencionamos acima, é totalmente natural e esperado que pais procurem soluções fáceis, rápidas e eficazes quando as crianças pequenas estão sofrendo com desconforto e dores.

No entanto, pode ser muito difícil acalmar um bebê chorando que parece incomodado por causa da dor devido nascimento de dentes.

As gengivas ficam bem inchadas, vermelhas, super doloridas e isso também coça muito. Mas à medida que os dentes nascem e, até que surjam pela margem da gengiva, segundo os comerciantes destes colares é a única maneira de ajudar o bebê é aliviar os sintomas.

Estas são algumas das razões pelas quais os colares de âmbar se tornaram tão populares entre os pais.

Mas o fato que além deles serem formados a partir de uma substância natural, são também facilmente colocados e algumas pessoas acreditam que a joia é atraente, aumenta ainda mais o s eu valor no mercado. Pois é, colares de âmbar não são nada baratos.

Colar de âmbar: possíveis benefícios e riscos

O colar de âmbar é um produto popularmente indicado para o alívio da cólica, diminuição do desconforto causado pelo nascimento dos dentes e melhora do sistema imune, já que o âmbar, quando em contato com a pele do bebê, poderia liberar ácido succínico, que por sua vez teria ação anti-inflamatória e analgésica.

No entanto, não existe comprovação científica dos benefícios do colar e nem do potencial anti-inflamatório e analgésico do ácido succínico.

Além da falta de comprovação científica, o colar de âmbar poderia trazer riscos para o bebê, já que alguns colares não possuem a resistência adequada, podendo facilmente romper quando o bebê puxa, o que representa um maior risco de sufocamento.

Além disso, como o bebê coloca o colar muitas vezes na boca e este fica exposto ao ambiente, há também maior risco de infecção. Assim, é importante que o pediatra seja consultado para que seja indicada a melhor forma de aliviar a dor e o desconforto sentido pelo bebê.

Colar de Âmbar É Bom Mesmo?

Bem, um colar de âmbar em tese funcionaria através da substância presente na pedra, o ácido succínico, que é liberado quando a pedra é aquecida pelo corpo.

Sendo assim, essa substância seria então absorvida pelo organismo do bebê e isso resultaria nos tais efeitos anti-inflamatórios e analgésicos que as pedrinhas proporcionam.

Daí então poderia ocorrer os benefícios de:

  • Alívio nas dores das cólicas;
  • Alívio no desconforto causado pelo nascimento dos dentes;
  • Melhora do sistema autoimune, ajudando a combater inflamações diversas como, por exemplo: dores de ouvido, garganta, estômago e do sistema respiratório como todo.

Porém, não existem evidências científicas de que este ácido succínico é liberado da pedra quando aquecida, e muito menos de que é absorvido pelo organismo do bebê.

Além disso, também não há evidências de que, caso seja absorvido, que seja liberado substâncias nas concentrações ideais para que surjam os efeitos citados.

Resumindo, não há estudos algum que comprovem o efeito anti-inflamatório, analgésico ou estimulante do sistema imune desse colar. Esteticamente o colar é mesmo muito bonito, mas será que vale a pena?

Mas e aí? Os colares de âmbar são seguros para os bebês?

Indo direto ao ponto, a resposta é NÃO.

Os colares e pulseiras de âmbar não são nada seguros de usar.

Colocar estes itens em bebês é perigoso já que existe o risco de sufocamento por estrangulamento. Pois a criança pode apertar ou puxar o colar em volta do pescoço e isso pode causar asfixia. 

Fora o risco de morte por sufocamento, existe também o risco deste colar quebrar e a criança inalar, ou engasgar com as peças.

Além disso a criança pode até mesmo morder ou mastigar partes do colar.

E para piorar alguns destes colares possuem um fecho magnético que, ao ser ingerido, pode causar perfuração intestinal.

O que dizem os especialistas sobre os colares de âmbar?

Conforme já falamos anteriormente, não há evidências claras de que estes colares ou joias de âmbar ajudem a acalmar a criança sobre qualquer hipótese. Mas gerenciar o comportamento da criança respondendo com atenção, amor e carinho geralmente é a maneira mais segura de lidar com os episódios de dentição.

A Sociedade da Pediatria de SP recomenda que absolutamente nada seja colocado em volta do pescoço de um bebê, seja ele dormindo ou acordado porque existe o risco de engasgo e sufocamento para bebês.

Normalmente o período do nascimento dos dentes há crianças que após a irritação demora até um mês para nascer o primeiro dente, assim como há crianças que levam cerca de 4 dias para o dente sair pela gengiva e cerca de 3 dias depois. Ou seja, não existe um padrão consistente de comportamento quando se trata de dentição. Algumas crianças sequer parecem incomodadas, quando outros tornam-se bastante irritáveis.

10 alternativas mais seguras do que os colares de âmbar

  1. Muito abraço, carinho e contato pele a pele é calmante já que libera a ocitocina;
  2. Tente amamentar por mais vezes ou mamadas extras se o bebê mostrar interesse;
  3. Tente usar aqueles brinquedos e mordedores próprios para a fase da dentição, existe até mesmo aqueles que é possível levar ao congelador e dá uma aliviada nos dentinhos;
  4. Tente dar Peitolé (teteolé) para seu bebê, que é o sorvete caseiro feito com leite materno;
  5. Bolsinha de gelo ou bolsinha morna para as cólicas ajudam bastante;
  6. Caso o bebê esteja na introdução alimentar, tente alimentos com texturas diferentes mexerica, laranja, dentre outras, mas cuidado para não ter engasgo e tente dar com segurança através das técnicas ensinadas pelo pediatra do seu bebê.
  7. Oferecer algo firme para chupar, como um biscoito sem açúcar (caso pediatra libere), massagear as gengivas do bebê com o dedo limpo ou passar a dedeira na gengiva do bebê;
  8. Veja com seu pediatra a possibilidade de usar o Camomilina C no bebê?  
  9. Não deixe de secar ao redor da boca e do queixo do seu filho se ele estiver babando muito para evitar erupções cutâneas que são comuns em áreas que permanecem úmidas;
  10. Medicação para alívio da dor se o seu bebê estiver com muita dor e irritação, converse com o pediatra para saber a dose correta para a idade e o peso do seu bebê, lembre-se sempre de conversar primeiro com um médico antes de tentar medicar. Nunca medique seu filho(a) por conta própria.
mordedor infantil colorido
Sugestão de Mordedor Infantil com Opção de Colocar para Gelar.

Tá mas e se optar por usar contas de âmbar?

  • Nunca deixe seu filho dormir com colar de âmbar;
  • Sempre supervisione seu filho quando ele estiver usando o colar, pulseiras ou tornozeleiras de âmbar, jamais o deixe sozinho usando este acessório;
  • Remova colar de âmbar antes do banho e do sono de seu filho;
  • Nunca deixe seu filho mastigar o colar de âmbar.

Com quem posso falar para mais informações?

Sempre pale com o médico pediatra ou enfermeira de saúde infantil se tiver alguma preocupação sobre as fases de irritações, cólicas ou na dentição do seu filho. Pois os profissionais de saúde são pessoas adequadas que podem fornecer as informações e suporte correto baseados em evidências científicas.

Bibliografia:

  • MACHET, Pauline; LANOTTE, Philippe; GIRAUDEAU, Bruno, et al. Amber necklaces: reasons for use and awareness of risk associated with bacterial colonisation. Eur J Dermatol 2016. Vol 26. 6 ed; 580-585, 2016
  • SOUDEK, Lucy; MCLAUGHLIN, Robyn. Fad over fatality? The hazards of amber teething necklaces. Paediatrics & Child Health. Vol 23. 2 ed; 2018

Leia mais sobre maternidade:

1 comentário em “Colar de Âmbar É Bom? Será que é Seguro para Bebês?”

  1. O uso desse colar é bem relativo né, pois existem mães que juram de pé junto que o colar ajudou a passar pelo período da dentição. Mas isso varia muito de bebê pra bebê porque, eu por exemplo, não passei nenhuma dificuldade com minha bebê nessa fase, foi super tranquilo! Então, se ela usasse esse colar eu iria atribuir esse efeito à ele não é mesmo?
    A questão é que há muita comparação ainda, e nem sempre o que funciona pra um vai funcionar para o outro…

    Beijos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.