Pular para o conteúdo

O Que É Bom Para Assadura de Bebê? [Dicas + Macetes para Curar Rapidinho!]

O Que É Bom Para Assadura de Bebê? [Dicas + Macetes para Curar Rapidinho!]

Olá, queridos pais, mães e cuidadores! No post de hoje, trago informações bem importantes para quem está lidando com um desafio chato, porém, comum que é a assadura do bebê. Saiba que você aprenderá a solucionar este problema de vez!

Leia tudo, faça e me conta!

Se você percebeu que seu bebê está com esse desconforto, saiba que não está sozinha(o) nessa jornada. Minha primeira filha teve assadura nos primeiros dias de vida e eu fiquei simplesmente apavorada, mas leia o post até o final que ensinarei o macete passo a passo!

Existem muitas causas para Assadura do Bebê:

A pele dos bebês é extremamente delicada e sensível, tornando-a mais suscetível a irritações.

A combinação de acidez, umidade e calor na área da fralda cria um ambiente propício para o aparecimento de assaduras. É um sinal de que precisamos ter uma atenção redobrada com o cuidado da pele do bebê.

Além dos cuidados habituais, é importante prestar atenção a influência da alimentação na saúde do cocô, que dependendo da acidez causa assadura na pele do bumbum do seu bebê.

As frutas ácidas, por exemplo, podem alterar a acidez das fezes, requerendo assim, um cuidado maior referente ao cocô do bebê.

Além disso, e já adiantando uma das dicas, a área afetada pela assadura precisa ser mantida arejada tanto quanto possível. Sim, isso significa trocar a fralda frequentemente, evitando assim a acumulação de umidade que pode agravar a situação.

Sem mais delongas, vamos às dicas e macetes para recuperar a pele do bebê rapidinho. Ok?

8 dicas DE COMO Curar Rapidinho a Assadura do Bebê

Bem, se você quer aquele conteúdo que irá ajudar a você solucionar a assadura do seu bebê de vez, estas dicas abaixo é para você!

Sendo assim, vamos juntos aprender sobre como cuidar melhor da pele do bebê com assadura e chega de firula daqueles conteúdos que ficam 30 minutos explicando o que é assadura, como acontece, porque acontece, e blá blá blá. Todos sabemos o que é então vamos de fato para as soluções e aprender a tratar este problema. Confira!

1) Mude imediatamente a pomada de prevenção para a de tratamento para as trocas das fraldas:

Quando a pele do bebê já está assada, não é mais eficiente usar apenas pomada preventiva. Nesse momento, é muito importante tratar, ou seja, aplicar uma pomada específica para tratamento de assaduras, que deve conter: Nistatina e Óxido de Zinco na formulação.

PS: A que eu mais obtive resultado rápido com meus filhos foi da Neoquímica Genérico (da embalagem rosa).

Mas lembre-se: a pomada de tratamento deve ser usada apenas enquanto o bebê estiver com assaduras. Assim que a pele se recuperar, volte a aplicar a pomada preventiva.

2) Troque a Fralda Imediatamente após as necessidades do bebê:

É muito importante trocar a fralda do bebê frequentemente. Evite deixar a fralda molhada de xixi ou cocô por muito tempo, aliás, evite deixar até mesmo xixi acumular na fralda, pois a combinação de acidez e calor cria o ambiente perfeito para assaduras.

3) Mude Imediatamente a Marca ou Tipo de Fralda:

Considere mudar imediatamente para uma marca de fraldas de melhor qualidade, que seja respirável, ou seja, que faça a pele do bebê respirar melhor.

Tá Gi, mas porque devo trocar a marca da fralda?

Infelizmente há fraldas que são muito quentes por dentro e alguns bebês possuem a pele muito mais sensível do que outros. Sendo assim, a pele dos bebês mais sensíveis assa com mais facilidade, justamente nas fraldas, muito fechadas, que tem muito “plástico e esquenta muito por dentro” e aqueles elásticos grossos na pele do bebê que para piorar fecha todo o calor da pele lá dentro.

As Fraldas Premium Care e a Confort Sec da Pampers, ou a Natural Care da Huggies são ótimas opções, pois permitem que a pele do bebê respire melhor. 

Algumas fraldas retêm calor e podem ser menos adequadas para bebês com pele sensível.

4) NÃO USE LENÇO UMEDECIDO, USE ALGODÃO E ÁGUA PARA HIGIENIZAR!

Na hora de trocar a fralda, prefira usar água e algodão para limpar a pele do bebê, evitando lenços umedecidos perfumados. Esses lenços podem conter compostos químicos que pioram a assadura. Após a limpeza, aplique a pomada de tratamento.

Repetindo: ao trocar a fralda do bebê use água e algodão para limpar e evite lencinhos umedecidos, principalmente aqueles com fragrâncias/ perfumes que muitas vezes nem hipoalergênicos são.

Estes lencinhos umedecidos pode piorar a situação do bebê que já está com a assadura!

Portanto, o melhor a se fazer é, comprar aqueles algodões quadrados, mergulhar na água e higienizar o bebezinho com sabão neutro para bebê, sabão mais natural possível e após secar a pele, adicionar a pomada de tratamento. Lembrasse-se disso, ok?

5) DEIXE A PELE DO BEBÊ RESPIRAR O MÁXIMO QUE PUDER:

Deixe a pele do bebê respirar sempre que possível. Dependendo da idade, é viável deixar o bebê alguns minutos sem fralda após cada xixi.

No momento de assadura não dá para tolerar nem xixi, assim que o bebê fizer xixi, troque a fralda dele!

6) PASSE HIDRATANTE RESTAURADOR/ REPARADOR APÓS O BANHO PARA ACELERAR A RECUPERAÇÃO DA PELE:

Após o banho, aplique um hidratante apropriado para a pele do bebê. Um macete muito bacana que muitas mães não sabem, por exemplo, é que existem pomadas “específicas e restauradoras” que ajudam a acelerar e recuperar a pele do bebê, hidratando com qualidade e sem composição química.

O creme hidratante em bisnaga da Mustela que é o Cicastela é simplesmente excelente para ajudar na recuperação da pele. Use após o banho e em algumas trocas de fraldas.

7) USE CHÁ DE CAMOMILA E MAISENA NA ÁGUA DO BANHO:

Adicione chá de camomila e uma colher de sopa de maisena na água do banho do bebê. O chá de camomila acalma e suaviza a pele, enquanto a maisena ajuda a criar uma camada protetora.

Atenção: Não use a maisena como talco!

Use a maisena e o chá de camomila na água do banho!

Lembre-se talco é perigoso e pode causar problemas respiratórios (converse com pediatra e tire esta dúvida, ok).

Por fim, uma dica extra e lá vai um macete de mãe sensacional que ajuda absurdo:

8) Crie uma Pasta de Tratamento com a Pomada de Nistatina + Oxido de Zinco com Maisena:

Sim, misture a pomada de Nistatina + Óxido de Zinco com Maisena. Crie uma pasta desta mistura, pode ser aplicada na pele do bumbum do bebê após a limpeza durante a troca de fraldas.

Espero que essas dicas sejam úteis para você! Em caso de dúvidas ou preocupações, nunca hesite em consultar o pediatra do seu bebê.

Um forte abraço!

Leia mais sobre saúde e desenvolvimento do bebê:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.